Criar um Site Grátis Fantástico
Free Translation Widget
SOBRE O SITE.
O QUE VOCÊ ACHOU DO SITE?
RAZOAVEL
BOM
ÓTIMO
EXECELENTE
PROFISSIONAL
PÉSSIMO
MUITO RUIM
PREFIRO NÃO COMENTAR
Ver Resultados

Rating: 2.9/5 (1051 votos)




ONLINE
1









 

ÉTICA A NICÔMACO

ÉTICA A NICÔMACO

Entenda o que é ética

POR, Cicero de Freitas Agostinho

 

Uma breve apresentação

 

 ASPECTOS

O primeiro sistematizador da ética foi Aristóteles, que além de pai da lógica é pai da metafísica. Este filósofo incomparável nasceu em 384 a.C em Estagira cidade colônia grega da Macedônia, na península da tráçia de calcidia a 320 km ao norte de Atenas. Teve uma intensa atividade literária e foi um homem de grande cultura e inteligência. Seu pai era amigo e médico do rei Amintas da Macedônia, avô de Alexandre.

Em torno dos 17 ou 18 anos ingressou na academia platônica, onde amadureceu e solidificou o seu pensamento, frequentou a academia até quando Platão faleceu. Em 343 foi convidado por Felipe da Macedônia para educar, o seu filho Alexandre, regressou a Atenas aos 50 anos e fundou sua escola o liceu ou escola Peripatética que devido ao habito de Aristóteles e seus alunos estudarem filosofia enquanto caminhavam pelos jardins do Liceu a sua filosofia ficou conhecida como Peripatética, donde chamar-se os membros desta comunidade de peripátéticos.

Dentre todos os saberes que parece ser imprescindível para se viver bem figura a ética, muitos filósofos buscaram na ética uma resposta para resolver os problemas da vida, buscando determinar o que seria bom para o sujeito e para a sociedade, desta maneira todas as civilizações Propuseram questões éticas básicas. O que é o bem? Como saber o que convém e o que não convém ao homem? Como saber o que é digno a vida humana? Enfim, buscaram saber como o homem deveria viver.

A ética está presente em todos os tempos e permeia todas as gerações e tradições filosóficas, em que muitas culturas pensaram á ética como, por exemplo, a Grécia antiga, tendo como filósofos importantes Sócrates, Platão e Aristóteles, assim como assentou suas raízes em Roma, e em todo o ocidente, assim como também por toda a Europa.

Questões ligadas ao bem do homem, á vida em comunidade, á virtude, á vida regrada, e sua relação com a ética encontram-se no cerne do pensamento de Aristóteles, que não cessava de repetir que a virtude é a fonte da felicidade. E, esse seria um motivo forte para respeitarmos os valores éticos em sociedade. Aristóteles foi o que melhor compreendeu e apreciou com profundidade essa filosofia, em sua obra memorável a ética a Nicômaco, mesmo que fora do mundo grego ninguém levasse em consideração.

De qualquer maneira, é fato notável que a filosofia aristotélica, não ficou circunscrita ao mundo grego, mas influenciou as morais ocidentais e em particular a moral cristã, que absolveu as virtudes aristotélicas da temperança, prudência, entre outras. Porém é preciso frisar que a simples analise das exposições dos princípios morais nelas expostas é o bastante para determinar uma diferenciação do objetivo da ética.

Entre os moralistas não existe uma opinião comum com relação à ética e a moral, o que por sua vez, resulta numa difícil problemática: como equacionar todos os sistemas morais para se obter um consenso. Tal postura já se encontra nos filósofos clássicos que visavam o bem da cidade e a perfeição moral e por intermédio do cristianismo influenciou grandemente o pensamento ocidental.

Surgiram diversas teorias éticas em diferentes sociedades e em diferentes contextos históricos. Dentre estas teorias temos a corrente teleológica, o utilitarismo, a ética deontológica, ou ética kantiana e as morais altruístas. Contudo não irei entrar em detalhes com relação essas correntes filosóficas, porém é importante saber que essas correntes filosóficas apareceram no decorrer deste trabalho.