- SOBRE O ORGANIZADOR DO SITE
- VAMOS RESOLVER O EXERCICIO?
- ÉTICA A NICÔMACO
- ORIGEM DO TERMO E DEFINIÇÃO
- ASPECTOS DA ÉTICA ARISTOTÉLICA
- O BEM
- A QUESTÃO ARISTOTÉLICA
- SOBRE A AMIZADE
- O MEDO
- O QUE PENSA BAUMAN
- O NASCIMENTO DA FILOSOFIA
- EXERCICIOS FILOSOFIA ANTIGA
- BAIXE MAIS LIVROS
- VIDEO AULA :FILOSOFOS ATUAIS
- LIVROS PARA DOWNLOAD
- GALERIA DE FOTOS
- HINO DA GRÉCIA +TRADUÇÃO
- TALES DE MILETO
- ANAXIMENES DE MILETO
- ANAXIMANDRO DE MILETO
- HERÁCLITO DE ÉFESO
- PARMENIDES DE ELÉIA
- PLATÃO E O MUNDO DA IDÉIAS
- OS SOFISTAS
- SOBRE A ÉTICA CRISTÃ
- O QUE VEM A SER ÉTICA CRISTÃ
- PARADGMA DA ÉTICA CRISTÃ
- + SOBRE O PENSAMENTO DE BAUMAN
- FILOSOFIA DA RELIGIÃO
- PARA ENTENDER A IDADE MÉDIA.
- A FILOSOFIA DE SANTO AGOSTINHO
- VOLTAIRE
- SHOPENHAUER: MORTE E DOR.
- SITES DE PESQUISA
- SOU O QUE SOU, E NÃO OUTRA COISA
- SÃO COMPATÍVEIS A CIÊNCIA E A FÉ?
- Os CIENTISTAS E A FILOSOFIA – ENTREVISTA com STANL
- O MISTÉRIO E A FILOSOFIA
- PARA QUE SERVEM OS FILÓSOFOS.
- A FILOSOFIA DE SANTO AGOSTINHO
- A FILOSOFIA ENTRE A RELIGIÃO E A CIÊNCIA
- ALMA.
- O MITO DA CAVERNA
- TEETETO
- SOBRE A BREVIDADE DA VIDA
- DISCURSO DO MÉTODO.
- O QUE É ESCLARECIMENTO?
- PORQUE NÃO SOU CRISTÃO: UM EXAME DA IDÉIA DIVINA
- DUVIDAS FILOSÓFICAS.
- A MORTE E A DOR
- A BIBLIA
- A IMPROBABILIDADE DE DEUS
- EXISTE UM DEUS?
- DOZE PROVAS DA INEXISTÊNCIA DE DEUS.
- A CRIAÇÃO DE DEUS
- PORQUE O DEUS CRISTÃO NÃO EXISTE?
- PEQUENO MANUAL ENTENDER OS CRENTES.
- O RISCO DA CRENDICE
- A INCERTEZA EM CIÊNCIA
- ENSINAR A PENSAR
- A ARROGÂNCIA DA ORAÇÃO
- A REENCARNAÇÃO SOB O OLHAR DA FILOSOFIA
- TOMÁS RESPONDE: TODO PRAZER É MAU?
- HÁ CONFLITO ENTRE FÉ E RAZÃO?
- HÁ CONFLITO ENTRE FÉ E RAZÃO? (II)
- HÁ CONFLITO ENTRE FÉ E RAZÃO (III)
- HÁ CONFLITO ENTRE FÉ E RAZÃO (IV)
- QUE É FILOSOFIA
- QUE É FILOSOFIA?(II)
- QUE É FILOSOFIA (III)
- SER CÉTICO DÁ TRABALHO
- ALGUMAS PALAVRAS SOBRE O PANTEISMO
- LIBERDADE RELIGIOSA OU BURRICE
- FATO OU DESEJO DE ACREDITAR
- CARTA SOBRE A FELICIDADE
- 10 MITOS E 10 VERDADES SOBRE O ATEÍSMO
- COMO A CIÊNCIA EVOLUI?
- A INCERTEZA EM CIÊNCIA
- OS TIPOS RELIGIOSOS
- INUTILIDADE DA TEOLOGIA
- INVESTIGAÇÃO ACERCA DO ENTENDIMENTO HUMANO
- INVESTIGAÇÃO ACERCA DO ENTENDIMENTO HUMANO
- DO PENSAR POR SI
- O VALOR DA FILOSOFIA
- DÚVIDAS FILOSÓFICAS
- EXISTE UM DEUS?
- SERÁ QUE DEUS EXISTE?
- A MAQUINA DE CRENÇAS
- CRIANDO MEMÓRIAS FALSAS
- CRIANDO MEMÓRIAS FALSAS
- O BENEFICIO DA DÚVIDA
- A HISTÓRIA NATURAL DA RELIGIÃO
- COMO A VIDA COMEÇOU
- CONFERÊNCIA SOBRE ÉTICA
- O MITO DO ALTRUÍSMO
- O MITO DO ALTRUÍSMO
- A BIBLIA
- HORRORES DA BIBLIA
- SEGUINDO O LIVRO SANTO
- A FILOSOFIA MODERNA
- ONDE ESTUDAR
- BIOGRAFIAS DE FILÓSOFOS
- O CONHECIMENTO ABSTRATICO EM DUNS ESCOTO
- SÃO FRANCISCO DE ASSIS
- O QUE É FILOSOFIA CRISTÃ
- O HOMEM - BOMBA MATOU O "EU"
- A GRANDEZA DA AMIZADE
- ATITUDE É TUDO
- O SOFRIMENTO DOS ANIMAIS
- A PRESENÇA
- A FILOSOFIA MODERNA E DESCARTES
- O QUE É EUDAIMONIA
- DESCARTES E A SUBJETIVIDADE
- SARTRE ESSENCIAL
- DERRIDA ESSÊNCIAL
- POPPER NO VAREJO, WITTGENSTEIN NO ATACADO
- O QUE É ÉTICA PRAGMATISTA? LEALDADE VERSUS JUSTIÇA
- O QUE É AMOR PLATÔNICO.
- O QUE É AMOR?
- O QUE É RELATIVISMO PRAGMATISTA?
- PARADGMAS FILOSÓFICOS
- O QUE É A METAÉTICA DE FREUD?
- O QUE É CONHECIMENTO?
- O QUE É NEO-LIBERALISMO E PÓS- MODERNISMO
- OBJETIVIDADE DE VALORES NO PRAGMATISMO.
- O QUE SÃO PROFETAS E ORÁCULOS?
- O QUE É IDEOLOGIA?
- O QUE É " FOUCAULT E A EDUCAÇÃO"
- O QUE É REDESCRIÇÃO?
- HEIDEGGER ESSENCIAL
- LIKS DO AUTOR DO SITE.
- DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO.
- CONTATO
O QUE É FILOSOFIA CRISTÃ
FONTE: INSTITUTO DE FILOSOFIA CRISTÃ
O que é filosofia cristã?
- Não é fácil esclarecer precisamente o que filosofia cristã é. Esclarecer o significado de filosofia em si já é um problema filosófico, mas algumas tentativas podem ser feitas. Se nós já tivermos uma noção do que filosofia é ou deve ser, podemos então dizer que a filosofia cristã é uma filosofia que é desenvolvida em harmonia com uma interpretação cristã de vida ou visão cristã de mundo. Como um cristão interpreta a vida é muito condicionado pela pessoa que faz a interpretação. Contudo certas coisas são crenças centrais dentro da fé cristã, como por exemplo que Deus existe, que Deus é uma trindade, que Jesus levantou-se dos mortos, que nós somos salvos através da fé em Jesus Cristo. Variações relacionadas a este tipo de crenças são relativamente pequenas.
Mas isto não seria misturar filosofia com religião, ou mais especificamente cristandade?
- Como alguém pode combinar uma fé cristã com filosofia? Eu pensei que a filosofia fosse sobre razão e não sobre a fé...Há algumas pessoas que encontram um problema aqui. Há ceticismo entre meus colegas de filosofia. Contudo, vários filósofos importantes encaram diferentemente. Há obviamente desafios, como acontece com qualquer filosofia ou interpretação de vida, mas isto não é algo especial da filosofia cristã. Acreditar é algo que nós todos fazemos e os filósofos não são exceção. A palavra “acreditar” para mim é uma expressão neutra e não precisa ter nada a haver com religião. Eu acredito que a cadeira onde me sento não vai se quebrar em 5 segundos, que a minha esposa me ama, etc. É quando especificamos no que acreditamos que desentendimentos podem surgir. Ao menos não há problema ou algo raro no fato de acreditarmos em algo.
OK. Parece ser razoável até aqui, mas o que falamos aqui é uma fé religiosa, mas precisamente uma fé cristã. Uma fé religiosa é um tanto diferente e é o que parece preocupante – que você está tentando combina a fé cristã com a filosofia. Como isto é possível?
- Se nós aceitarmos a proposição que a fé cristã implica no ato de manter algo como verdade, então o que nós consideramos verdade pode ser um objeto de reflexão filosófica. Eu não estou dizendo que a fé religiosa é somente uma questão de manter algo como verdade. Contudo manter algo como verdade é uma parte importante disso e também parece ser uma presunção para acreditar em um significado mais compreensivo e religioso. Desenvolver umafilosofia cristã é o projeto de criar ou contribuir à uma visão de vida bem pensada e geral, onde as crenças centrais dentro da fé cristã tenham um lugar natural. Nós usamos reflexão filosófica – que inclui argumentação – para alcançar este objetivo.
Nós usamos portanto o mesmo método de qualquer outro filosofo e o nosso resultado tem que cumprir com os mesmo requisitos rigorosos que devem ser estipulados para qualquer boa filosofia. Há uma variedade de perspectivas e visões dentro da filosofia e a controvérsia é grande. Esta variação e diferenças podem ainda estar dentro dos limites do que nós chamamos de “boa filosofia”. Nosso projeto é desenvolver uma filosofia cristã que também seja boa filosofia.
Isso soa como um projeto exigente. Como podem ser combinadas – coisas importantes dentro da fé cristã por um lado e filosofia por outro lado?
- Ninguém vem para a filosofia com folhas de papel em branco. Nós criamos para nós mesmos uma variedade de crenças antes de nós começarmos a refletir de modo filosófico. Algo, contudo, entra em movimento quando alguém reflete sobre a crença que alguém carrega consigo mesmo – ao menos se alguém for racional. A filosofia me levou a uma fé cristã – e me fez desde então mais confiante e consciente em relação a minha própria fé. Há com certeza filósofos que descrevem a realidade diferente de mim – uma realidade onde, por exemplo, Deus não tem lugar. Há ateus racionais e eu não tenho nenhum problema em respeitar sua filosofia. Nós no Instituto de Filosofia Cristã, contudo, temos um diferente ponto de partida e nossa pesquisa é sobre tentar desenvolver ou contribuir com uma interpretação cristã racional de vida.
|
Mas isso não é desistir da idéia de uma filosofia livre e independente?
- Não há um ponto de partida neutro ou um processo de reflexão neutro. Quando os filósofos naturalistas proclamam que eles não querem crenças religiosas, eles não estão de modo algum mais livres e independentes do que os filósofos cristãos. Nós fizemos uma decisão filosófica de olhar para a possibilidade de uma filosofia cristã. Tem haver com um projeto filosófico. O naturalista tenta fazer filosofia baseada em outras suposições. Por exemplo, os naturalistas assumem que nós não devemos descrever ou explicar alguma coisa referindo-se a algo alem da natureza. Este é um projeto que é OK. Contudo, nós não estamos compromissados com tal projeto e não há nada de novo em escolher um outro. A Historia da Filosofia nos mostra vários filósofos importantes que presumem ou que chegam à conclusão que Deus existe. Não há motivo para acreditar que uma filosofia naturalística ou atéia em principio deva resultar em uma filosofia melhor do que a filosofia cristã. Se é ou não uma questão de boa filosofia deve ser julgado relativo ao que é produzido. Filósofos contemporâneos mostram vários exemplos de boa filosofia que também é filosofia cristã – por exemplo a filosofia que nós encontramos no trabalho de Richard Swinburne, Alvin Plantinga, Michel Henry e William Alston.
Por que este foco na filosofia cristã?
- Nossa filosofia contemporânea está profundamente influenciada pelo naturalismo. Eu mesmo sou treinado dentro deste paradigma filosófico e não tenho problema algum em entender as suposições básicas que são inclusas nisso. Ao mesmo tempo eu vejo que alguns filósofos usam isso como uma plataforma para critica da religião – em particular da cristandade. A perspectiva naturalista poderia para um iniciante em filosofia ser vista como a única ou claramente a melhor perspectiva. Uma pessoa pode facilmente acabar com apenas “um olho”, como por dizer. Porque estes estudantes, isto emergirá como “o que a filosofia realmente é”. Eu acredito portanto que é importante termos uma pluralidade e abertura aqui para que os estudantes e outras partes interessadas possam ver que a filosofia não implica em ateísmo ou rejeição da religião. Também há a filosofia cristã e ela dever ser visível.
Parece razoável. Mas a cristandade também pode ser errada – pode ser falsa?
- Absolutamente. Nenhuma religião é necessariamente verdadeira. O mesmo pode ser dito sobre o ateísmo e o naturalismo. Eu creio que uma boa atitude básica de um bom filosofo é ser humilde em relação à verdade. Nós não somos donos da verdade, mas buscamos a verdade. Isso significa estar aberto à possibilidade de estar errado. Até agora, contudo, ninguém produziu nenhuma objeção decisiva à filosofia cristã ou cristandade. Pelo contrario, nós vemos um numero de filósofos proeminentes que produziram vários argumentos que apóiam a interpretação cristã de vida. Hoje a filosofia cristã está em forte desenvolvimento no mundo. Vários filósofos proeminentes de nossa época anunciaram que são cristãos e publicaram contribuições significantes à filosofia cristã.
A quem que o Instituto de Filosofia Cristã se direciona – ateus e naturalistas?
- Nós não somos tão específicos. Nós não temos nenhuma expectativa de convencer ateus e naturalistas pensantes. Contudo há um numero de pessoas que estão buscando. Nós queremos ser visíveis para estas pessoas. Há também um numero de pessoas que já tem uma fé cristã, mas que querem um fé cristã pensativa e reflexiva. Deste modo, o Instituto de Filosofia Cristã tem um papel de guia e apoio.
O que você pode fazer para estes que desejam um apoio em seu desenvolvimento intelectual?
- O Instituto de Filosofia Cristã organiza cursos presenciais na França em inglês e cursos à distância via internet.
Eu presumo que há bons estudantes que possam estar interessados no que o Instituto – como uma adição interessante ao que é fornecido nas faculdades e universidades?
- Sim, nossa oferta será um suplemento aqueles que começaram uma educação na universidade ou faculdade. O Instituto produz materiais para cursos.
Você é o fundador do Instituto de Filosofia Cristã, mas você não trabalha no Instituto diariamente. Qual é o seu papel no instituto?
- Eu sou o fundador, mas há outros que tomam conta das operações e desenvolvimento do instituto hoje. Eu trabalho como professor de filosofia responsável pelo departamento de filosofia da Universidade de Agder. O que eu faço no Instituto de Filosofia Cristã é de forma voluntária. Isso me cai bem agora, visto que eu gosto muito da Universidade de Agder.
|